Postado em 01 de Junho de 2020 às 09h52

A análise da água para irrigação é importante?

Tanto as águas subterrâneas como as superficiais podem conter impurezas que indisponibilizam o seu uso para irrigação. Esses elementos podem estar em suspensão (sólidos suspensos como areia, silte, argila e matéria orgânica) ou dissolvidos (como sais diversos, metais pesados, resíduos de agroquímicos e fertilizantes). Esses elementos levam ao entupimento de emissores, desgaste de bombas e mangueiras, e até depósitos de argila no produto colhido.

Outro parte importante de uma análise de água para irrigação diz respeito a salinização e sodicidade, esses dois fenômenos levam a quedas na produtividade e formação de solos degradados. É preciso ter cuidado com o Boro, que em excesso pode causar toxidez às plantas.

O Nitrogênio pode provocar o crescimento exagerado de algas, levando a problemas no sistema de irrigação, assim como a presença de ferro e manganês solúveis que levam a formação de placas e entupimento dos sistemas.

Quer saber como está a qualidade da água para irrigação da sua propriedade? Faça uma análise de água para irrigação!

Veja também

A análise da água para irrigação é importante?01/06/20 Tanto as águas subterrâneas como as superficiais podem conter impurezas que indisponibilizam o seu uso para irrigação. Esses elementos podem estar em suspensão (sólidos suspensos como areia, silte, argila e matéria orgânica) ou dissolvidos (como sais diversos, metais pesados, resíduos de agroquímicos e fertilizantes). Esses elementos levam ao entupimento de emissores, desgaste de bombas e mangueiras, e até depósitos......
Quais as vantagens de um sistema de irrigação31/05/20 Conheça abaixo 4 vantagens dos sistemas de irrigação: 1. Baixo custo de implantação, energia e manutenção 2.Favorece o aumento da fotossíntese nas folhas mais baixas, devido ao reflexo da luz na água 3. O vento não limita a irrigação 4. Promove a fixação......

Voltar para (Imprensa)